ENVOLVA-SE - 3o SETOR
3o Setor & ODS
Os ODS definem prioridades e aspirações para o mundo até 2030. Suas metas continuam priorizando a questão da fome e da miséria (os ODM foram incorporados pelos ODS), mas vão além disso, abordando questões essenciais para a atualidade - às do desenvolvimento sustentável. O cumprimento de tal agenda exige esforços mundiais e com envolvimento e engajamento de todos os setores.
POR QUE OS ODS E O ENGAJAMENTO COM O NÚCLEO SÃO IMPORTANTES PARA AS ONGs E VOLUNTÁRIOS QUE ATUAM NAS QUESTÕES SOCIAIS?
"Desde a década de 1960, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) transformou-se no maior programa da ONU, fazendo-se presente em mais de 170 países e desempenhando papel transformador no combate à pobreza, na erradicação de doenças, na redução da fome, na criação de empregos, no empoderamento de mulheres, no controle da mortalidade infantil e na proteção do meio ambiente. ... A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Ela busca fortalecer as parcerias e a paz universal, e reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global ao desenvolvimento sustentável." --- [Niky Fabiancic - representante residente do PNUD no Brasil, no 'Portfólio ODS-PNUD']
As iniciativas do PNUD e, portanto, a própria Agenda 2030 voltam-se para questões ligadas às políticas públicas e ao desenvolvimento da localidade, sendo essas questões a essência do 3o Setor, a finalidade da sua existência, e foco de toda ação voluntária nesse setor. Engajar-se num movimento que atua em prol dos ODS é, portanto, de extrema relavância para as chamadas ONGs e os voluntários que atuam com as causas socioambientais, justificando e embasando seus projetos, dando credibilidade e maior visibilidade por ter como base uma agenda com objetivos e metas de reconhecimento internacional. Quer melhor forma de provar a contribuição dada pelo terceiro setor e voluntariado no processo de melhoria de qualidade de vida e de sustentabilidade?
Os Núcleos ODS no Brasil, e o Núcleo de Barueri especificamente, trabalham com as demandas do município, estimulando as ONGs a embasarem seus projetos, de modo a atender e a mostrar que atendem a essas demandas. Esse engajamento com o Núcleo dá maior visibilidade às iniciativas das ONGs, ampliando as possibilidades de parcerias e de pleitear recursos via participação em editais ou a partir de investimentos voltados para a sustentabilidade e os ODS. Sendo estas questões relevantes para as empresas, as relações entre 2o e 3o setor se estreitam e ganham o patamar de prestação de serviços. Em outras palavras, as ONGs deixam de ser pedintes, para serem fornecedoras de projetos socioambientais para as empresas. Para isso, é importante que as ONGs continuem atualizadas e em franco processo de profissionalização. O Núcleo contribui quando consegue promover e divulgar seminários, capacitações e outros eventos desse porte e quando ajuda as ONGs a utilizarem indicadores como meio de justificar projetos e comprovar resultados.